MENU

Conheça Aiuruoca

Localizada no sul de Minas Gerais, mais precisamente a 989 metros de altitude, Circuito das Terras altas da Mantiqueira, a pequena e acolhedora Aiuruoca é bastante querida por aqueles que buscam tranquilidade e bons momentos de interação com a natureza.

O Camping

O nome "Aiuruoca" é de origem Tupi-Guarani e significa "Casa do Papagaio" ("ajuru" = papagaio do peito roxo, e "oca" = casa). A grafia correta do nome de Aiuruoca seria "Ajuruoca", afinal, papagaio em Tupi-Guarani é escrito dessa forma (com "J"). Outro fator: em Latim, que era uma língua muito usada na época do descobrimento de Aiuruoca, o "J" também tem som de "i". O nome da cidade também já foi escrito com "Y" (Ayuruoca) e também já teve acento agudo no "o" (Aiuruóca).

Rica por suas águas e montanhas encantadoras, Aiuruoca é muito procurada por praticantes de ecoturismo e esportes radicais. A cidade oferece boas opções para prática de rapel, canyoning, escalada, tirolesa, off-road, montain bike, rafting, bóia cross, e outros mais.

O Pico do Papagaio - pico mais visitado de Aiuruoca, com mais de 2000 metros de altitude - tem esse nome porque quando foi descoberto, existiam bandos de papagaios do peito roxo que faziam seus ninhos próximos e até na própria montanha.

Terra desbravada em 1962 pelo padre João de Faria Fialho, porém fundada de fato em 1706 pelo taubateano João de Siqueira Affonso, descobridor das minas de Ayuruoca. Sendo umas das doze primeiras cidades fundadas no Estado de Minas Gerais, elevou a paróquia em 1717 integrando no ano 1724 a antiga Comarca do Rio das Mortes. Aiuruoca elevou-se a vila em 14 de agosto de 1834 (emancipação política e administrativa) e em 20 de julho de 1868 tornou-se Comarca, título de Cidade.

O Camping

Com área total de 650 quilômetros quadrados, grande parte de seu território está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira e no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Sua população é de aproximadamente 6.500 habitantes, sendo a agropecuária e o ecoturismo suas principais atividades econômicas.

A música, a arte, a poesia e a cultura estão de braços abertos para lhe receber. Durante o ano a cidade promove diversos eventos pra tudo que é gosto, desde a folia de Reis, Carnaval antecipado, Semana Santa, Corpus Christi, Festa dos Povoados, Festa da Cidade e Festa da Padroeira. Você poderá sentir e vivenciar a cultura do povo aiuruocano, desfrutando de sua hospitalidade e simplicidade.

Curiosidades:


Informações:
- SEDESA (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turismo)
- ACTUA (Associação do Comércio, Turismo e Artesanato de Aiuruoca)